Gestão de Stocks – FIFO e FEFO

9 Abril 2021

FIFO e FEFO são dois métodos de gestão de stock bastante comuns utilizados nos mais diferentes tipos de indústrias. Estes métodos visam minimizar perdas causadas por uma má gestão de stock.

“First in, First out” (FIFO), traduzindo, “Primeiro a entrar, primeiro a sair” é uma estratégia que se traduz na saída de stock dos produtos que se encontram há mais tempo. Este método é maioritariamente utilizado por quem trabalha com produtos perecíveis e validades curtas. Relativamente às suas vantagens podemos enumerar as seguintes para este método:

  • Evita o desperdício de mercadorias e o envio de géneros alimentícios fora da validade ou muito próximos de alcançar a mesma;
  • Reduz a necessidade de criar grandes stocks, reduzindo custos;
  • Simplificação nos custos de entrada e preços de saída, uma vez que as mercadorias ganham maior rotatividade;
  • Através deste método de armazenagem, é possível agilizar a expedição de pedidos.

No modelo “First expired, first out” (FEFO), “primeiro a terminar a validade, primeiro a sair”, a organização é efetuada de forma diferente, mas sempre tendo como máxima a otimização dos stocks. Aplicando este método, quem tem prioridade são os géneros alimentícios com a data de validade mais próxima, sem ter em consideração a sua ordem de chegada, tal como acontecia no modelo anterior. Em relação a este método, apresentamos as seguintes vantagens:

  • Permite identificar facilmente géneros alimentícios que ficaram obsoletos, possibilitando uma análise de custos acerca dessas possíveis perdas e qual o impacto que as mesmas causam na contabilidade da empresa;
  • Reduz o tempo de procura por stock em bom estado ou dentro da validade;
  • Beneficia a imagem da marca, no sentido de garantir sempre o envio de produto em bom estado.

O Cliente está cada vez mais exigente, de forma a ir de encontro a esta evidência, as empresas devem procurar dar resposta a este padrão de exigência, sendo que, um dos pontos a considerar será uma boa organização do seu stock.

Partilhar nas redes sociais