geral@sprague.pt geral@sprague.pt

Salmonella

26 Março 2021

A Salmonella é um género de bactérias pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo uma das principais causadoras de infeções alimentares.

São bactérias gram-negativas, em forma de bacilo, podendo ser móveis ou não, dependendo se possuem ou não flagelo. Crescem em ambientes com temperaturas entre 7 e 48ºC e têm uma temperatura ótima de crescimento entre os 35ºC e os 37ºC. Não se multiplicam à temperatura de refrigeração, mas são extremamente resistentes à congelação.

A salmonelose, infeção provocada pelo consumo de alimentos contaminados com bactérias Salmonella, é considerada uma zoonose uma vez que é uma doença de animais transmitida para os seres humanos. É considerada a salmonelose mais difundida no mundo e também das mais difíceis de controlar, uma vez que diferem de região em região, por dependerem dos hábitos alimentares, praticas de confeção, tipo de criação de animais e padrões de higiene e saneamento. As características e severidade da doença, dependem da espécie, embora na sua maioria as bactérias Salmonella sejam patogénicas para o ser humano.

Os alimentos mais frequentemente associados a infeções por Salmonella são as carnes de animais de consumo, o leite e os ovos. Caso estes alimentos não sejam suficientemente cozinhados, permitem a sobrevivência da bactéria. No entanto esta não é a única forma de contrair a doença, a mesma também pode ser transmitida por, por exemplo, ingestão de água contaminada.

Como forma de prevenção, aconselha-se:

  • Uma frequente e correta lavagem de mãos, com um sabão bactericida;
  • Um controlo de pragas eficiente;
  • Especial atenção com alimentos crus ou que não estejam totalmente confecionados.
Partilhar nas redes sociais