geral@sprague.pt geral@sprague.pt

Percevejos da Cama

19 Março 2021

Os Percevejos das Camas são insetos de tamanho bastante reduzido (entre 5 a 7 mm de comprimento), de formato oval, achatado e de cor acastanhada, alimentam-se exclusivamente de sangue humano ou de animais domésticos. São atraídos pelo calor e pelo dióxido de carbono produzido pelo nosso corpo.

Por serem pequenos, pela sua atividade ser na sua maioria noturna e pela sua picada ser facilmente confundida com a de mosquitos ou pulgas, esta praga poderá passar despercebida.

 

Assim sendo, enumeramos alguns sinais para que a sua deteção possa ser facilitada:

  • Manchas pretas – indicadoras de excrementos de percevejos sobre o colchão e na área em redor da cama;
  • Odor – cheiro desagradável a mofo, produzido por estes insetos;
  • Cascas de pele de inseto na cama, que são deixadas para trás à medida que os percevejos crescem;
  • Manchas de sangue sobre os lençóis ou no colchão;
  • Múltiplas picadas em forma de linha.

Durante o dia, esta praga, aloja-se em fendas nos estrados, costuras dos colchões, tapetes e até mesmo em movéis e tomadas.

Os percevejos entram nas nossas casas ou estabelecimentos através de peças de vestuário ou malas, acabando por se esconder em rachas e fissuras durante o dia.

 


De forma a prevenir ou detetar mais facilmente o seu aparecimento:

  • Lave e seque as roupas à temperatura mais elevada possível;
  • Caso se encontre em viagem ou de regresso, deixe a sua bagagem num local mais frio, preferencialmente onde existam azulejos ou cimento, os percevejos não gostam deste material e desta forma também os conseguirá visualizar mais facilmente;
  • Evite que a roupa que utilizamos na rua, entre em contacto com a cama, tolhas e almofadas;
  • A aspiração pode reduzir a população de percevejos, mas apenas quando estes estão visíveis.

 A sua eliminação sem a ajuda de um profissional, poderá ser bastante difícil, uma vez que estes insetos apresentam alguma resistência.

Caso reconheça algum dos sinais acima mencionados ou identifique um percevejo, mesmo sem ter sintomas de picada, procure de imediato ajuda especializada, para que o seu problema possa ser solucionado de forma efetiva e eficaz.

 

Partilhar nas redes sociais